Seno e cosseno. Oração coordenada x oração subordinada. Elementos da tabela periódica. Combinação dos elementos na físico-química. História da independência norte-americana. O papel da mitocôndria na célula. Talvez - e só talvez - você se lembre vagamente que estudou isso na escola. Mas... será que você sentiria falta se não tivesse aprendido nada disso?
útil?
Agora pense: quantas vezes você ou alguém que você conhece já sofreu em relacionamentos conjugais ou familiares porque não teve inteligência emocional para lidar consigo e com o outro? Quantas vezes sofreu com ansiedade? Quantas vezes fez bobagem na vida por falta de autocontrole? E de autoestima? Quantas vezes passou dificuldade porque não administrou bem as finanças? É sem medo nenhum que afirmo: sua vida seria muito melhor se você tivesse aprendido ISSO na escola.
A grande pergunta é: por que não aprendemos na infância e juventude sobre o que realmente importa? Lógico que o currículo padrão das escolas é importante para desenvolver cognição, atenção, memória, etc. Mas, na humilde opinião dessa que vos escreve, além de poder serem ensinados de uma forma mais proveitosa, esses temas deveriam dividir espaço com lições sobre os verdadeiros problemas com os quais vamos na lidar na vida adulta. E você sabe - não estamos falando de problemas de físico-química ou trigonometria.
Quer alguns exemplos de coisas bacanas e úteis pra ensinar na escola? Lá vai:
1 - Finanças pessoais: Bancos e cartões de crédito, esses amantes dos juros, engolem pessoas todos os dias. Assim como eu, você também deve conhecer alguém que entrou pelo cano nas finanças pessoais. Por falta de poupança ou planejamento financeiro, má gestão de fluxo de caixa, engolido pelos juros compostos, aposentadoria não planejada... Gente, dinheiro é uma das forças que move o mundo. Por que não aprender a lidar com ela de uma forma clara e positiva?
2 - Amor próprio: esse é complexo, mas não impossível. Quantas vezes depois de adulto a gente não vai parar nas mãos do livros de autoajuda atrás de aprender isso? Eu mesma, ih... já perdi foi as contas, e não tenho vergonha de dizer. Mas teria sido tudo muito mais fácil se durante pelo menos uma fração dos 16 anos (é tempo pra caramba, vamos combinar!) que frequentei a escola tivessem sido dedicados a isso.
3 - Relacionamentos amorosos: todo mundo vai passar por isso na vida, é fato. E poderia passar muito melhor com algumas lições introdutórias básicas. O papel da individualidade nas relações; como o ciúme pode ser destrutivo; relacionamentos abusivos; como evitar pessoas manipuladoras; como conversar abertamente sobre suas preferências sexuais, etc. A lista é imensa.
4 - Autoconhecimento: não, não é só vivendo e quebrando a cara que a gente aprende isso! Conhecer mais sobre si mesmo - nossa mente, corpo e sentimentos - é possível por vários caminhos: meditação, exercícios físicos, yoga, leituras sobre psicologia ou neurociência... E, seja qual for a escolha, o resultado é o mesmo: um indivíduo que entende melhor seu próprio funcionamento e que vai saber se colocar melhor em suas relações no mundo. "Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses", já diziam os gregos antigos...
A ideia desse texto nasceu de uma conversa gostosa que tive com meu pai, sobre os erros e acertos da vida, e como aprendemos com eles. Contando histórias de sua vida, meu pai falou do tanto de coisas que aprendeu "na marra": a entender as fases das mulheres (olá, TPM!) e como elas interferem nas relações; a ter tolerância e cuidado com o outro; a entender que não dá para ajudar quem não quer ser ajudado; a ser pai. "A gente aprende um monte de baboseira na escola, mas sobre nosso papel mais importante, por exemplo, que é criar uma pessoa, ser pai e mãe, ninguém ensina nada".
Em tempos de governo retrógrado que quer tirar filosofia, artes e educação física do currículo básico, talvez esse texto seja quase inocência minha. Mas sonhar é bom e é de graça, por isso eu sonho.
O quão melhor seríamos como indivíduos e como sociedade se aprendêssemos, desde pequenos, sobre o que realmente importa?